Pular para o conteúdo principal

A vida de cão

A vida de cão


Pedro Moreira Nt







    Segurar os chifres de Moisés sem pedir permissão Miguel ângelo por causa de Da Vinci que pintou aquela coisa magnífica e brigaram. Mas a cara de Da Vinci idoso parece o velho demônio de Miguel Ângelo. Depois de boiar no cesto da liberdade teve de libertar o mundo todo. Moisés, um sujeito que se divertia na vida a ponto de impor regras. Não isso e não aquilo. Acho que "não" parece onomatopéia, parece de altura vociferante, grunhido, pedra que bate na água, âncora que encalha o barco a ranger, o navio a partir.
Creio que entendeu o surgimento primeiro do sábio. O povo não sabe mais brincar como os cães. Teve que impor as mãos no que diz ser mandamentos. Mando parece mão que anda. Foi então que o demonio, a luz própria e pura de um ser dessa natureza se extinguiu com as regras, as ordens. Mas ele não sabia, não sabia que a burrice tomaria conta criando um tipo de gente diferente. Jamais imaginou que se tornariam apenas obedientes ou temerosos, furtivos, escondidos nas vontades baixas.
Deus estava certo em enviar lúcifer para as trevas, para a cabeça dos homens a fim de que pudesse conhecer o que é a burocracia, a idiotice, o trabalho, e a vida sem alegria. As trevas iluminadas não puderam compreender devido ao breu profundo da imensa ignorância a alegria de viver. 
O homem tem de matar o inocente para ficar com o petróleo. 
Somente o gozo puro, o cão realiza no imediato. É algo que somente a tecnologia pode demonstrar.
Deus é como uma fórmula geométrica que de alguma perspectiva de um sólido de base triangular prova que não existe. 
Assim é a alegria. E algo que vemos no cão e que em nós é o diabo.
 Está invertido. A liberdade luminosa do fogo, do pensar e criar está restringido. A obrigação, dever e submissão é o céu vazio. Um céu de desejos, repleto de estrelas impossíveis.
Sorte que o povoamento do céu em um futuro indeterminado acontecerá esvaziando o vulgo, exterminando a sesmaria do treino, da competência e da inovação. 
Não se devo explicar, mas é que treino é obediência a uma estratégia em que se determinam as táticas. Competência é a obrigação que pertence a alguém, um conhecimento especifico encerrado em si mesmo, burro. Inovação é um roubo, furto de idéias e valores de outros, usurpação de cultura, técnica, conhecimentos e seus modos a se tornar mercadoria padronizada. 
Não é o diabo? Quem sabe, de outro modo surja dessa luz diabólica que vive no homem, quem sabe se faça prática, independência e criação. 
É impossível brincar no mundo do cronograma, da marcha, da lineariade com determinações para finalidades, funcionalidades e utilidades. 
Por isso a arte e cultura foi banida e veio  morar nas políticas culturais deterministas, veio para o cárcere para morrer e para que a aparência exista e que se diga: essa coisa morta é arte, mas nós inovamos com esse modelo padrão, flexível, vendável, um negócio. 
Por que arte mesmo não fazemos, a gente copia a história dos outros e aplica à nossa intenção de lucro, a gente só faz elogios aos que tem medalha de honra de nascença, já vem incrustrado aquele pedaço de ouro futuro, aquela garantia de mercado. A coisa tem que representar políticas para isso e aquilo, para pobre e nobre - prol  obre e non obre -, para os que trabalham e para os que não fazem nada. 
Mérito por cumprirem o dever, por darem significado à alguma imagem histórica, valores do mito, heróis, os grandes, que de tão maravilhosos merecem o investimento público para a reprodução, manutenção ideológica e outras cooptações.
Arte não, que é coisa do diabo, um diabo que mata o bicho e faz o homem.
Um diabo que, como o cão se diverte e vive feliz, que diz não à ignorância e à mesmice conivente.
O diabo por um por 3 por 4 a 6 por 12 em ser sempre transformação, dúvida, descrença, incerteza, alegria, sabedoria esse parece que é procurado e morto em todas as esquinas e transformado em lindos produtos de valor para pessoas de bens.
A cultura não é tradição que isso é engessamento, regramento sem liberdade, mas é como a tábua das 10 estações - retorna a si, ao 1 -, a liberdade que liberta como única regra mosaica.




Postagens mais visitadas deste blog

A gente, aqui em casa

  para Sara A gente aqui em casa não fala do diabo para não atraí-lo. Nem mais acreditamos no bem, isso porque a Esperança se transformou em fila de atendimento. Também não discutimos a existência de Deus, renunciamos a qualquer informação por causa da água estagnada que os mensageiros bebem e, em seguida, cospem em nossa cara. Debates sobre o provável, o primeiro telefone acústico inventado na idade mais selvagem, a existência da arte, a bondade de um beijo e a flecha no coração, a revolução da miséria humana e a democracia, a ditadura como gancho de emergência do trem da história, mas apenas falamos ao léu. Somos desarvorados, diferente dos desertos verdes das plantações comuns, e esquecemos os motivos, as razões quadradas e numerais de doutrinas, de teorias do entendimento. Nossas falas, narrativas a exibir nossa existência caem no fundo fácil das armadilhas, e assim, simulamos que deixamos a vida, encolhidos no fundo dos questionamentos para não ofender o óbvio, para que não venha

Arquitetura do passado no presente

     Há lugares com mais de seiscentos e vinte e três castelos, testemunha ideológica da história.  A permanência, fulgor de eternidade, posição geométrica de onde se crê a continuidade da paisagem, de uma extensão visível de um fim à distancia, de algo inalcançável. O bicho quer ficar, enfiar os pés no terreno, rasgar a terra e ter raízes. E também quer pular o muro do infinito, saltar o horizonte e se apossar de qualquer torrão onde for caminhar o seu olhar. Amarrado aos sete lados, dimensionado ao mesurado  arquitetônico de seu cubo.      Estético, se diz inovador, estático, a expressão de um amontoado à bricola do formalismo. Dar a si o mundo, cercá-lo até tudo o mais ficar amarrado, cheio de si. Paredes de terra quente, vidros gelatinosos, duros, mas fleumáticos, comem a paisagem num anti-reflexo, e gira mundo, e o visto engolido que é sempre outro.  Terrenais estruturas no desmazelo ordenado da cultura. E dura nada essa eternidade tardia, vêm cansada, carrega consigo todos os des

Patrimônio

Patrimônio PMNT              O patrimônio não vive sem a educação patrimonial, nem mesmo administradores privados e públicos poderiam viver sem ele. Patrimônio parece coisa feita pelas mãos de nossos pais, de nossos antepassados que de lá de onde estejam acreditam que perduram em nossa memória, a altura do caráter e sentido de comunidade, de quando nos confiamos em trocar o que sabemos com os demais, e então criamos esta vontade de permanência naqueles ícones que nos representam, mesmo a placa de um dia da árvores que um homem público fez pôr lá, ou personalidades como Bataclã que não se esquece o tipo jamais, mesmo o fato de o Batel surgir de um batel deixado lá depois da festa de marinheiro cantador ou que, a mulher nua, de pedra devia ser colocada no lugar da vontade do artista, ou que o nome da escultura no largo Coronel Enéas é Água Pro Morro, e quem fez isso e aquilo, a boca maldita e a obra do Elvo, o Passseio Público solitário e sem parte de suas cercas antigas,