A marchetaria é uma arte milenar de embutir, São encaixes, incrustações sobre colocadas de vários tipos de materiais que surge na Mesopotâmia por volta de 3.000 a.C., e se desenvolveu durante a Dinastia Yin na China (1.300 a.C. a 220 d.C.) e veio até nossos dias.
Apesar de sua antiguidade manteve suas técnicas, desenvolveu outras, e não perdeu sua riqueza artística. Diferente da colagem, mosaico e da incrustação na escultura, recorte em papel, pedra cortada, a marchetaria ou malquereria exige encaixes perfeitos e delineados que organizam em cor e tessitura a forma a ser construída.
O projeto artístico é essencial para quem trabalha com essa arte, sem contar o conhecimento dos materiais e da madeira. Utilizada para ornamentação, a marchetaria se desenvolve para outras possibilidades artísticas.
Móveis, escultura, na construção civil, no acabamento de interiores, objetos utilitários e obra artística. É uma arte que exige muita habilidade e criatividade devido a extrema acuidade que deve ter o marcheteiro em sua tarefa.
Móveis, escultura, na construção civil, no acabamento de interiores, objetos utilitários e obra artística. É uma arte que exige muita habilidade e criatividade devido a extrema acuidade que deve ter o marcheteiro em sua tarefa.
Se fôssemos pensar em marchetaria no sentido alegórico, parece que é como incrustar a natureza no mundo humano com todas as ranhuras que a identificam e com todos os detalhes que a elevam.
As características próprias que possui faz compreender que se trata de uma arte estruturalista porque necessita de um planejamento cuidadoso para a sua plena execução. Um trabalho de marchetaria pode ser realizado em planos variados desde rústicos ou polidos, com alto e baixo relevo, recortes variados que se determinam e promovem a integração orgânica das peças que conformam o objeto.
Há cursos de marchetaria em todo o planeta que ensinam essa arte milenar. No Centro de Criatividade de Curitiba há uma oficina onde muitas dessas técnicas são retomadas e ministradas. O professor Sílvio Cáceres, que além de mestre marcheteiro é filósofo e estuda escultura conta que muitos aprendizes do curso tornaram-se marcheteiros profissionais ampliando os conhecimentos e desenvolvendo seus próprios trabalhos.
Aprender marchetaria também é descobrir o passado e reabilitá-lo. O aprendiz tem a oportunidade de ocupar a sua bancada e desenvolver o seu projeto com o auxílio do mestre marcheteiro. Vários ferramentais são utilizados para a confecção de um objetivo delineado, a serra, a escolha da lâmina, a construção ou a busca de modelos, o desenho propriamente, a forma dos recortes, conhecimento da madeira, o uso da areia quente para o sombreamento, a colagem, o acabamento, o trato na incrustação na prensa e finalização da obra. As técnicas utilizadas ou tarsias, método de embutir são realizadas em bloco, partes que são integradas ao suporte, em filetes, muito comum em utilitários, bijuterias. Tarsia a Incastro é a utilizada para recortes em conjunto, simultâneos ao que se deseja montar, a Tarsia Geométrica é justamente a técnica para o acabamento e ornamentação em móveis, e há a técnica em palha e plantas desidratadas e a clássica que se realiza com recorte separado das partes, elemento por elemento. As variações técnicas, procedimentos profissionais, utilização de tecnologia computadorizada entre outras possibilidades comprovam o desenvolvimento e continuidade deste antiguissimo ofício.
A marchetaria terminada parece muito simples, de uma organização aparentemente fácil. [E uma das características do mestre marcheteiro é mostrar a simplicidade de um trabalho difícil, a simplicidade feita com requinte. Mas compreenderemos que o trato e dedicação ao trabalho comprovam as minúcias e a perfeita incrustação, o que demanda especial conhecimento técnico e artístico.
Na contemporaneidade a marchetaria acompanha aos novos processos de criatividade, artistas e artesãos como Jean-Charles Spindler, Radvanyi, Silas Kopf, Maria Pergay, Jay Stanger são alguns dos não muitos artistas que se utilizam da marchetaria nas artes plásticas.
A arte se realiza como uma projeção da alma do artista e os poucos que a conhecem e sabem utilizar tem espaço notável para o desenvolvimento de sua artisticidade.
CURSO DE MARCHETARIA
LOCAL: Centro de Criatividade de Curitiba
ENDEREÇO: Rua Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço - TELEFONE: 33137191/ 33137193