Pular para o conteúdo principal

Beleza

Beleza

PMNT


Quando a gente fala do belo temos como território uma posição de força cuja ação destrói qualquer coisa em contrário, o belo mesmo como se diz a respeito da guerra é essa estrutura belicosa de uma ação. No entanto, a estética como ramo da filosofia é uma ciência que estuda toda essa ordem, é a filosofia da arte, o pensamento integrado ao sentido do fazer com a criação artística. Afinal o que é arte? 

Poderemos ficar dias e dias falando a respeito e chegar a algumas conclusões: trata de objetos e objetivações, de coisas e de pensamentos organizados por algo que o determine. Posso dizer que há muitos belos exemplos no mundo natural, em tudo que vemos a respeito do belo, e que há infinitas maneiras de realização de algo belo através da arte. Mas o que pode ser para um não é necessariamente para outro. Quem ama o feio belo lhe parece. É o gosto, e o gostar não realiza completamente esse saber estético do que seria belo. Por isso a filosofia da arte surge para desvendar possibilidades. 

Algo que se dizia belo não o é mais, algo assim não é tanto assim mais. 

Para não deixar de ser óbvio, pode-se dizer que a beleza é uma qualidade do que é belo, e uma qualidade do que é belo é a sua beleza. O que é belo se tornou pelo que foi dito, foi construído, pensado. Parece que não há como sair disso: A beleza é a qualidade do belo. É o bonito agindo em nossas vidas. É tudo o quanto buscamos, uma beleza total para reagirmos à totalidade contrária do que nos faz mal, de uma fealdade que nos fere.

Beleza, a Vênus que é a sua deusa insere esse desejo de tudo quanto for tão humano nos faça sentir bem. A arte não nasce só de um sujeito, ela está no mundo e foi elegida. Houve críticas, desmanches, recuperações, avaliações, descrições sobre o processo criador do artista e toda uma história de arte que se revela. A arte surge desse embate social, de se sensibilizar e questionar. 

Veja bem, beleza é tudo que é derramado de bem que vai a todos. A gente se sente melhor, aquele algo a mais que alguém tem e ninguém sabe direito porque mas nos faz bem. É arte melhor do homem, a sua ética.

Puxa a ética é um estudo também, da filosofia que trata do comportamento do homem no meio em que vive, as leis, e faz com que pense a sua existência seguindo certos princípios que não cause nada feio, mau. 


É um princípio diferente que está presente na beleza. O belo propriamente só pode ser estético cumprindo um princípio ético de não ser belo somente em si, o belo vai ao mundo, atinge as pessoas vai a elas. Nesse sentido a beleza é ética. Sem ética não há estética. 

A arte só pode existir então se houver cumprido uma formação do homem total, de um sujeito que está integre no meio social em que vive e possa promover pelas práticas sociais uma realização de bem que não só atinge a si, mas que sua existência comprove que vai ao outro. Os seres humanos não vivem só, a história de alguns não é a história do homem. A arte existe porque necessitamos uns dos outros, e quanto mais e melhor for sua comunicação para o bem, podemos dizer: que beleza. 

E a melhor comunicação só pode encontrar contradições, e delas meios de se encontrar caminhos divergentes ou não, mas que se busca na superação, no entendimento humano. E será a beleza quando o homem total passar a existir, quando ele se tornar a expressão e a qualidade em suas múltiplas diferenças, contradições. A igualdade é chata, a mesmice um engano. 

A arte faz o sujeito pensar, sentir, buscar alguma verdade, um sentido. Não é o gostar e não gostar, mas o construir, mudar, transformar, concretizar a realidade em múltiplas determinações históricas. 










Postagens mais visitadas deste blog

E seremos artistas

       As galhadas ressecadas são boas para fazer casinhas de passarinhos. Não pedirão licença porque agora as barreiras do mal acabaram.  - Posso?      Dirão felizes com as chaves do apartamento teatral: - Toda. - Toda à minha vida por andar safo com o fardo de poucas crenças.      A rua vai ficar mais larga, os carros poderão ficar menos tempo no sinaleiro do sistema wave; vão nos cumprimentar rapidamente e poucas vezes seremos atropelados.      A floresta cimentícia tecnológica chegará com mais rapidez ao banco imobiliário. Os buracos fundos dos viadutos ecoarão a pequena grandiosidade de suas feituras. Seremos mais ecológicos, podemos pegar atalhos e desviar a cara dos radares de duas pernas.      Os amantes da arte não vão para Veneza porque sabem que ela não está lá - e ficarão com chatos por isso -, correrão as esquinas em busca de qualquer cárie mental na tentativa de obturar o inócuo, e beijarã...

Coisas de passagem

          E claro que, se as coisas comuns fossem belas, a raridade seria a punição do bem, sim por que não caberia entre quantidades de óbvia beleza, e porque sofrer qualquer nuance; forma que se destaque, previamente a nulidade garantida pela imensidão do mesmo. A obra coletivo de um todo unitário, fabricado sob a ordem      O acaso é sempre interrompido, o estranho recuperado como novidade, a diferença ou o contraste como um depósito em que, a qualquer momento se torna domestico.     Um treino forçado para que a absurdidade do estranhamento; que se revele já, até às entranhas como um derrisório objeto de permissões, de aceitações, mesmo que se obrigue a ficar no banco de trás do coletivo, seja de vez inteiramente apropriado, homogeneizado, destampado de sua condição. Coisa de longe, coisa do mato, fora do espaço escravagista da cultura que opera no domínio das coisas, que não mais selvagem, nem mais arbit...

Meus pensamentos não me pertencem

  S e alguém pensava que o que pensava pertencia ao seu pensamento, uma propriedade única. Hoje, talvez não tenha perdido o que foi pensado, quem sabe, descobert​​o que o pensamento parte do lugar onde se encontra. Você pode pensar assim também. Mas todo pensamento não suporta a intervenção absoluta do mundo, todas as mínimas coisas e a imensidão que se transforma.  Somos pessoas que compartilham. Muito do que pensamos está em nossa estrutura orgânica, presente em nossa percepção, desde nossa herança biopsicológica, constituída pela experiência cultural social, filogenética. Vemos algo e damos uma medida, antecipamos nossos passos seguindo o caminho solar, nos integramos com o gesto de outro, um sorriso, um bocejo que atua sobre nós e interfere diretamente em nosso comportamento. Mas o que nos faz alguém em processo, o que nos leva a conhecer e compartilhar é a vida social, somos seres gregários, vivemos em redes de relacionamento sempre abertos. Cada um de nós no conjunto glo...