Ação Educativa no Museu de Arte Sacra
Curadoria
Pedro Moreira Nt
Sensibilização no espaço sagrado, entendimento das ações da arte e da fé.
Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba - MASAC
Situado junto à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, possui relevante acervo das principais igrejas do setor histórico: A Catedral, Igreja do Rosário, as conhecidas Ruínas de São Francisco de Paula.
Situado junto à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, possui relevante acervo das principais igrejas do setor histórico: A Catedral, Igreja do Rosário, as conhecidas Ruínas de São Francisco de Paula.
O nome original, Nossa Senhora do Terço foi substituído com o surgimento da Ordem de São Francisco em Curitiba por volta de 1746, assim tornou-se conhecida como Igreja da Ordem.
Foi Igreja Matriz, e paróquia dos colonos poloneses.
Em torno de 1834, desmoronou parte da igreja que só foi restaurada em 1880, e isso muito devido a visita do Imperador D. Pedro II que esteve presente no largo.
Os sinos foram colocados à torre, pelos anos de 1883. Nessa época, a igreja era freqüentada, principalmente, por imigrantes alemães.
O seu tombamento data de 1965.
Depois da Cúria e Seminário Menor a coleção foi transferida em 1981 para o anexo onde se encontra.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas foi restaurada de 1978 a 1980.
E em 1981 foi criado o Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba
Todo o acervo refere-se a pinturas e fotografias de épocas, mobiliário, objetos de culto e as imagens que por si mesmas narram o trabalho de artistas e artesãos.
Grande parte dos bens do patrimônio cultural das igrejas do setor histórico estão curados pelo museu.
O acervo também bastante diversificado, mantém nítida a linha da religiosidade católica, principalmente dos ícones e paramentos de culto.
Entre suas relíquias estão: imagem de Nossa Senhora do Terço, em madeira policromada; a imagem de São Miguel Arcanjo, que ocupava um dos altares da Matriz; e o retábulo do altar no qual o Papa João Paulo II celebrou missa em 1980
São trabalhos valiosos do ponto de vista da arte e da educação patrimonial.
Por esta razão, o museu necessita de ações educativas que possam melhor esclarecer sua verdadeira missão: preservar e conservar para o conhecer.
Facilitar o olhar do visitante, intrigá-lo e instigá-lo a mexer com suas condições, propondo sutilmente o interesse pelo patrimônio, a historia do museu com requinte da fé e obra do artista.
Devido condições locais, o texto de parede oferece um bom meio para dar inicio a um projeto futuro de ação educativa no museu.
Evidenciar os cuidados com o patrimônio cultural, a sua representação respeitosa e a ação do artista.
Sintetizar a ordem interna através de texto de parede indicativo de suas nuanças culturais, religiosas, bem como da missão de museu.
O texto colocado à entrada em local de destaque, em fundo de cor pastel amarelado (buscando equilibrar com o tom das paredes internas de amarelo esmaecido) em letras de caixa alta suficientes para boa leitura a pelo menos 2 metros de distância.
Uma simples célula fotoelétrica que aciona uma mancha suave de luz sobre o painel e dispositivo de som (cd).
A música de fundo de espírito do séc. XVIII com trechos da Sinfonia número 9, principalmente a parte coral (Opus 125) de Beethoven
TEXTO DE PAREDE
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas lembra as capelas portuguesas do início da colonização.
Construída em 1737 é a mais antiga de Curitiba.
Aqui estão as imagens de fé, onde estão inscritos vontades, desejos e sonhos de muita gente de agora e do passado.
É o espaço santificado que preserva o bem da crença constante em dias melhores.
Acervo das orações, e das ladainhas que cantam dores e alegrias que parecem ressurgir de todo objeto de culto, o Museu de Arte Sacra preserva da memória o gesto humano dos devotos e do artista, o seu fazer, a sua profissão, o auto de fé.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA DA ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ
Aluno: Pedro Moreira da Silva Neto
Disciplina: Ação Educativa em Museu
Professora: Denise Grispum