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Qorpo Santo e a poética da liberdade Identidade e fragilidade do irrisório no discurso da globalização.

Qorpo Santo e a poética da liberdade         Identidade e fragilidade do irrisório no discurso da globalização.                                 Pedro Moreira Nt      A presença da obra de Qorpo Santo na história presente, os caminhos da estética e o processo de globalização a partir do pensar ético e político da relação de inclusão crítica cultural. A leitura da obra de Corpo Santo ainda nos mostra hoje o quanto o discurso corporativo está relacionado ao processo de exclusão cultural, ou de estéticas inválidas para o mercado. A visão predominante, apesar da constante inquirição sobre o chamado processo globalizante, possui uma retórica de valores, no entanto esta dinâmica não acelera o conhecimento de novas estéticas senão quando de um formalismo pós-moderno que se jus...

Eu se errei - Teatro com Rafael Camargo e de Rafael Camargo

Eu se errei Teatro com Rafael Camargo e de Rafael Camargo Pedro Moreira Nt Hoje é aquele dia, o amanhã que chegou. E fui ver o Rafael Camargo dizer aquelas palavras daquele jeito.  Notei que há um pavor no rir, aquela platéia proibida, um eu conjunto submetido a alguma expectativa que se fizesse possível chacoalhar aquelas almas frágeis, aquelas ilhas da cotidianidade barroca, e é assombroso que todos nós - esse eu completo e disperso em "se errei".  Buscamos um trágico silêncio frente ao Jamil quando devíamos nos debulhar no rir. Um freio trágico. Talvez o nosso amado ator nos ajudasse com a cruel ironia snegiana entre seus belos e altos e baixos de sua dor.  A dor de ter nascido e de ter vivido o riso sustentado na ausência de resposta. Esse ausente magnífico que reclamou, até sem motivos, de jamais ter ...

O direito à cultura local

O direito à cultura local  Pedro Moreira Nt Você vai ter que ir até ao final para entender do que se trata. E terá de me perdoar por eu insistir na criatividade como fonte do desenvolvimento humano, que realiza a arte e o direito de escolhas. Contra opções - que são coisas dadas, que estão por aí, as escolhas são construções, manifestações de valores e se determinam na ética de sua realização. Sinto dizer, pode fazer opções, mas antes realize escolhas. O mundo da norma está doente, a normalidade tornou-se uma doença grave feita da ignorância, burocracia e guerra. Assim, requerer normalidade talvez seja uma impossibilidade que não mais se pode conhecer quais sejam normas que digam o que é e o que não é normal. É normal que a falta de competências, formação profissional, pouco e ou duvidoso trabalho adensado em currículos, atividades em estudos, pesquisa, práticas sociais em arte e cultura estejam presentes na vida política na área e com pouca participação téc...

Fragmento e interrelações

Fragmento e interrelações Pedro Moreira Nt O ser humano consegue ver por partes, em pedaços qualquer inteireza com excessão de um "ver"  (não realmente ver) abstrato, matemático. Os iguais no mundo real da vida, no cotidiano não existem. Uma janela ao lado da outra janela são muito semelhantes, extremamente semelhantes, no entanto, não são iguais. Há nelas a ação do tempo, as marcas, a sua posição (norte, sul, leste, oeste), a dinâmica do tempo de sua história. As janelas são diferentes até mesmo na subjetividade de suas historiografias, de quem as pôs, como quando, e uma infinidade de ações subliminares que as indicam em suas plenas diferenças. Podem ser elementos de uma sequencia de uniformidade, mas apenas podem ser semelhantes. Pensemos em um edifício, ele é uma totalidade evidenciada, mostrada tal qual se apresenta. Antes de ser um edifício, antes de tudo, foi um projeto, um conhecimento colocado à prova para que pudesse ser construído. Há a cul...

Marchetaria e criatividade plástica

A marchetaria é uma arte milenar de embutir, São encaixes, incrustações sobre colocadas de vários tipos de materiais que surge na Mesopotâmia por volta de 3.000 a.C., e se desenvolveu durante a Dinastia Yin na China (1.300 a.C. a 220 d.C.) e veio até nossos dias.  Apesar de sua antiguidade manteve suas técnicas, desenvolveu outras, e não perdeu sua riqueza artística. Diferente da colagem, mosaico e da incrustação na escultura, recorte em papel, pedra cortada, a marchetaria ou malquereria exige encaixes perfeitos e delineados que organizam em cor e tessitura a forma a ser construída. O projeto artístico é essencial para quem trabalha com essa arte, sem contar o conhecimento dos materiais e da madeira. Utilizada para ornamentação, a marchetaria se desenvolve para outras possibilidades artísticas.   Móveis, escultura, na construção civil, no acabamento de interiores, objetos utilitários e obra artística. É uma arte que exige muita habilidade e criativ...