THE YANKLES
http://www.yankles.com/movie.html
Para quem já manuseou o Talmud e conquistou dos sábios do passado os bens do presente, não pode deixar de assistir The Yankles que se refere a mitsvá uma ação de bondade humana. Essa visão de transmutação dos que estão decaídos para a divina presença do ato do sujeito é o que mais permanecesse no filme. Ao mesmo tempo em que desloca os sujeitos de suas realidades para ser filho de uma nação (dove), que insere neste sentido, uma porta aberta que só pode ser consentida na modéstia, no ritual. O que nos leva ao pensar rabínico de que não se pode ser judeu sem promover o bem e dele aprender para a vida.
A entrelaçada relação do filme com as dinâmicas do pensamento judaico no jogo de beisebol possibilita através do Rabino (Jesse Bennett), compreendermos o quanto se faz rituais que participam desta tradição. O jogo promove esse enfrentamento com o mítico, com o salto qualitativo de mitsvo (plural).
A estrutura de roteiro informa claramente que é um filme comum, heróico: o sujeito que tem problemas no meio social, ajudado por um bom amigo a se recuperar, pagou suas dívidas sociais com uma ação moralmente correta que o leva à sua posição anteriormente perdida e, por fim reconquista a sua dignidade. Aparentemente é isso. No entanto, a comédia romântica se perde porque faz nascer desse intrincado novelístico comum a relação do sujeito nos rituais da vida, de sua predisposição em conquistar para o outro um mitsvá (um ato de bondade humana).
Um filme moral, de uma instância que nos recupera do antigo a contemporaneidade múltipla que se faz requerida como dual, dicotômica, e da qual se preenche de encontros e desencontros, mas que se encaminha à sensibilização pela existência na comunidade, o grande ritual humano do círculo da vida.
THE YANKLES
PRODUÇÃO: 2009
Direção: David R. Brooks
ROTEIRO: David R. Brooks e Zev Brooks
Pedro Moreira
Nt
Buy Books:
Amazon | Barnes & Noble| |
Books A-Million | IndieBound | Powell’s
|
Free
Author Blogs