Pular para o conteúdo principal

Cultura e arte - Aprendizado Multidisciplinar


CULTURA E ARTE
Aprendizado Multidisciplinar

Pedro Moreira Nt
Apresentação:
Extensão Acadêmica artística e cultural gratuita realizada especialmente aos funcionários das Faculdades Santa Cruz. Desenvolvimento do Clube da Leitura para a Comunidade Acadêmica em horários alternativos. 
Introdução:
A Educação Continuada é um processo, isto é, se faz constante e emerge da necessidade diária de atualização, um dos princípios norteadores é o processo educacional que não se estanca na formação e no desenvolvimento profissional do trabalhador, nesse sentido a Ouvidoria e Arte e Cultura em conjunto com os setores de Biblioteca, Responsabilidade Social e Extensão Universitária desejam proporcionar aos colaboradores institucionais, contratados e terceirizados a oportunidade de vivenciar uma vez ao mês um encontro em equipamentos culturais da cidade, bem como realizar o Clube da Leitura do qual poderão participar também a Comunidade Acadêmica. Isso se dá para o crescimento do conhecimento e da pesquisa em Pedagogia Social Comunitária.
            Transformar o que é viável em realização com o Período Especial somado a um programa de divulgação das atividades culturais, sociais e acadêmicas das Faculdades Santa Cruz de Curitiba. 
            A leitura e recepção textual serão parte evidenciada do desenvolvimento humano sensível e afetivo, além de proporcionar melhor crítica da realidade e confluir para a formação intelectual. 
            Serão inicialmente sessenta e um (61) livros recomendados que possam ao longo do ano ser, lidos e comentados em grupo, em horários divergentes dos do trabalho e concomitante compartilhamento de novos saberes.
            Passear pela cidade e reconhecer dos espaços públicos o que é oferecido aos cidadãos, e aproveitar melhor o tempo com atividades diferentes, não habituais da vida cotidiana. O lazer se faz fundamental para o enriquecimento e integração dos profissionais interessados e dispostos a essa proposta.  A sensibilização em relação a novos modos de ver, sentir e conhecer.
            O projeto abre-se para que os participantes possam avaliar as situações inusitadas onde amigos, conhecidos, parentes próximos são por eles convidados. A cada vivência é feita uma avaliação fotográfica, visual, sonora, escrita da atividade e apresentada entre os participantes.
            A disponibilidade dos acompanhantes professores é gratuita e feita no sentido de aprimorar o processo de crescimento pessoal, valorizando a pessoa através da arte e da cultura.
Justificativa
A Pedagogia Social Comunitária torna-se facilitadora dos processos de aprendizagem, especialmente para crescimento sensível dos participantes da ação pedagógica. Face à necessidade de apropriação artística e cultural, o projeto surge como imbricador de conhecimentos a serem compartilhados. Surge disso e de forma diferente a oportunidade de o profissional Santa Cruz usufruir dos equipamentos socioculturais da cidade, uma oportunidade de crescimento pessoal, de atualização e aprofundamento também acadêmico. A Instituição que contrata, atua profissionalmente e ensina, também promove ensinamentos, e é capacitada em agir com Responsabilidade Social, de valorizar o seu acervo bibliográfico e de oferecer junto a Extensão Acadêmica a difusão de valores humanos, sociais, culturais e artísticos presentes na comunidade da cidade.
 Objetivo Principal
Promover o Crescimento humano através da sensibilização com arte e cultura com o desenvolvimento Institucional e valorização dos funcionários.
Objetivos Específicos
Possibilitar encontros com funcionários e convidados em espaços e equipamentos culturais e artísticos da cidade;
Integrar os funcionários em relação a novos conhecimentos;
Realizar o Clube da Leitura nas bibliotecas Santa Cruz com participantes múltiplos da comunidade acadêmica;
Integrar as atividades com Arte e Cultura, Responsabilidade Social e Extensão Acadêmica;
Espaços Artísticos e Socioculturais:
1.      Cinemateca;
2.      Museus;
3.      Parques e Praças;
4.      Teatros;
5.      Salas de Exposição 
6.      Salas de Concertos;
7.      Acervos culturais e bibliotecas.
            Recursos:
Atividade Gratuita
Mobilização Social oferecida através de encontros.

Postagens mais visitadas deste blog

Projeção do óbvio

     O óbvio, disse Nelson Rodrigues e, talvez também Suzana Flag, (a bandeira ou as pétalas do verdadeiro lírio), alma superior, diz ele, que o óbvio é alguém sentado no meio-fio de uma rua chorando e usando a gravata como lenço.               Essa individualidade lastimosa que nos diz que esta alma, este ser bem ajustado ao sistema, bom executivo, ainda, por alguma humanidade desconhecida se limpa no adorno, na forma, na gravata suas dores impermeáveis por nossa visão.     O mínimo que nos conta o máximo, ele, fora da casinha, da inserção grupal.   Não vemos que o sujeito está revestido da técnica, e não entendemos porque aquele corpo revestido do uniforme, da formalidade, chora. Dizemos, não cabe, ele nos põe em uma sinuca, está fora de questão, e isso, por fim se faz doloroso. Ele chora, fora do grupo , do que é compartimentado,  ele, um elemento.      Ficamos assombrados com isso. De...

Ação Educativa no Museu de Arte Sacra

Ação Educativa no Museu de Arte Sacra Curadoria Pedro Moreira Nt Sensibilização no espaço sagrado, entendimento das ações da arte e da fé. Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba - MASAC Situado junto à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, possui relevante acervo das principais igrejas do setor histórico: A Catedral, Igreja do Rosário, as conhecidas Ruínas de São Francisco de Paula.  O nome original,    Nossa Senhora do Terço foi substituído com o surgimento da Ordem de São Francisco em Curitiba por volta de 1746, assim tornou-se conhecida como Igreja da Ordem.           Foi Igreja Matriz, e    paróquia dos colonos poloneses.  Em torno de 1834, desmoronou parte da igreja que só foi restaurada em 1880, e isso muito devido a visita do Imperador D. Pedro II que esteve presente no largo. Os sinos foram colocados à torre, pelos anos de 1883. ...

O direito à cultura local

O direito à cultura local  Pedro Moreira Nt Você vai ter que ir até ao final para entender do que se trata. E terá de me perdoar por eu insistir na criatividade como fonte do desenvolvimento humano, que realiza a arte e o direito de escolhas. Contra opções - que são coisas dadas, que estão por aí, as escolhas são construções, manifestações de valores e se determinam na ética de sua realização. Sinto dizer, pode fazer opções, mas antes realize escolhas. O mundo da norma está doente, a normalidade tornou-se uma doença grave feita da ignorância, burocracia e guerra. Assim, requerer normalidade talvez seja uma impossibilidade que não mais se pode conhecer quais sejam normas que digam o que é e o que não é normal. É normal que a falta de competências, formação profissional, pouco e ou duvidoso trabalho adensado em currículos, atividades em estudos, pesquisa, práticas sociais em arte e cultura estejam presentes na vida política na área e com pouca participação téc...