O Centro de Criatividade de Curitiba possui várias atividades artísticas culturais, e todas participam no final de cada ano de exposição coletiva, mostra dos trabalhos de professores e alunos.
A proposta, mais que uma ação pedagógica do ensino motivou os alunos a buscarem temas, a encontrarem algo que pudesse ser uma homenagem ao Centro de Criatividade, um lugar que promove a criação e a realização da arte.
Um mosaico pequeno, bem estruturado com variações de textura e cores não é algo que se faça da noite para o dia, e um painel, antes de tudo devido a sua dimensão é uma proposta para se pensar na sua execução. Entre tantas possibilidades, inclusive de localização da homenagem ao CCC.
A Coordenação do CCC preferiu estudar a questão e ver da possibilidade junto à Diretoria, compreendendo que atividades culturais e artísticas sob responsabilidade devem possuir algum critério para a exposição. A resposta que obtivemos foi de um painel para o CCC com motivos turísticos, artísticos e culturais poderiam marcar o encontro de final de ano com o Atelier Aberto que é uma exposição de artistas e artesãos que se apresentam num dos blocos do CCC, e se pensou então num painel com dimensões entre 2,00 de altura por 3,00 de cumprimento.
O artista plástico e chargista Ademir Paixão, aluno do Curso de Mosaico aceitou a proposta do painel e foi estudado um tema que refletisse os espaços mais presentes e significativos na vida das pessoas. Os desenhos dimensionaram um painel recortado em três partes que fundamentam o lado histórico, a expressão artística, cultural, definindo um circuito da identidade da Cidade de Curitiba.
A elaboração de um painel nessas dimensões exige um trabalho técnico bastante apurado, ainda mais porque a temática é extremamente detalhista.
O compartilhar da idéia, a participação e as perspectiva da realização do painel, promoveram o voluntariado. Não demorou que amigos, profissionais da área de mosaico viessem a apoiar o projeto a oferecer boa parte dos materiais que se faziam necessários para a execução. Nesse sentido, o painel que nasce no CCC se encaminha a conquistar a participação de profissionais, artistas da área também motivados para a completa consecução do projeto. A ffee´s Arte cedeu ladrilhos em cerâmica esmaltadas em várias cores, rejuntes, suporte para a fixação e a colocação do painel no espaço escolhido no CCC. O painel foi divido em quatro partes para dar a conotação de que o mosaico é ampliado em suas partes, que um mosaico se integra a outro. A idéia facilitou o manuseio e dividimos o painel em quatro partes que se interligam com o tema. O mosaicista Fernando Varella fez esta proposição também em virtude dos processos de execução e a condições de instalação e montagem.
Várias pessoas, idéias, motivações, participações incrementaram a realização do Painel Olhares Curitibanos. O desenho do artista Ademir Paixão foi transposto para o suporte em MDF através da técnica da ampliação e o uso de papel carbono. O ajustes entre desenho e o encaixe dos mosaicos foram também realizados para se possibilitar a intenção do artista em suas perspectivas e autenticidade.
O cronograma do projeto foi colocado aos alunos, e foi utilizado dos seguintes critérios para a execução: maior tempo de atelier, disponibilidade, voluntarismo e conhecimentos técnicos. Os inscritos se puseram determinados a dar continuidade ao processo para a execução do Painel Olhares Curitibano.
Optou-se pela técnica do mosaico em cacos e tiras cerâmicas entre tantas outras. O trabalho de recorte, os detalhes estariam num mesmo equilíbrio entre materiais ao mesmo tempo em que os executores manteriam a mesma dinâmica nos recortes técnicos.
A execução do painel se deu com a participação voluntária de profissionais, alunos e ex-alunos mosaicistas: Acyr Prosdócimo, Ademir Paixão, Adriane Smythe, Carmem Leal, Eliana Born Tenius, Fernanda Czelujinski, Fernando Varella, Ivanete dos Santos, Jady Lorena, Marise Giacomini, Nezilda Holtman, Ruth Domingos.
O Painel Olhares Curitibanos será apresentado ao público na abertura da tradicional exposição de artes e artesanato conceitual Atelier Aberto no CCC.
A cessão do painel ao Centro de Criatividade promove o desenvolvimento permanente da arte musiva no espaço e oferece um olhar da cidade em tudo que mais se apresenta na vida cotidiana. A expressão artística do painel se integra em revelar e em reconhecer os espaços da cidade.
PAINEL OLHARES CURITIBANOS
EXPOSIÇÃO: Centro de Criatividade de Curitiba desde O4.12.2009
Período: Indeterminado